Avançar para o conteúdo principal

"Comboio Escolhas para a Cidadania"

Inspirado na temática definida para 2013 pela União Europeia (Ano Europeu dos Cidadãos), o Programa Escolhas realizará, entre 4 e 11 de agosto de 2013, a 2ª edição do “Comboio Escolhas”.

Trata-se de uma atividade de âmbito global, que visa envolver um(a) representante jovem (embaixador ou embaixadora) de cada um dos projetos em curso.

Esta iniciativa, para além de premiar o bom desempenho escolar dos jovens e a sua participação ativa nos contextos locais, abordará assuntos ligados ao exercício da cidadania, no espaço da União Europeia e em Portugal.
 
 O “Comboio Escolhas” destina-se a crianças e jovens:´
 
·         que apresentem um percurso positivo em termos escolares no ano letivo corrente;
·         que tenham idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, à data da realização da iniciativa;
·         que demonstrem ter uma boa assiduidade no projeto local;
·         que possuam uma forte capacidade de relacionamento social e interpessoal;
·         que adotem um perfil de liderança positiva e uma postura responsável e cumpridora;
·         que obtenham uma boa pontuação no concurso de acesso ao Comboio Escolhas.
 
Os jovens poderão ser propostos enquanto participantes do comboio, através da sua inscrição e participação no concurso “Comboio Escolhas para a Cidadania”, o qual irá decorrer de 6 de maio a 15 de julho de 2013, sendo este constituído por diferentes desafios online lançados na plataforma “Escolhas em Rede” (www.redeescolhas.ning.com).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Algumas contribuições para melhorar o ambiente de cada Cidadão

A rubrica “Um Minuto pela Terra” apresenta um conselho muito prático e simples sobre as inúmeras contribuições que cada cidadão e/ou cada família podem dar para melhorar o ambiente, predominantemente na área da conservação ... da energia e eficiência energética, mas também noutras áreas como a água, o ar, os resíduos, o ruído ou a conservação da natureza. às 6ªs feiras na Antena 1 às 06:58, 09:58 (repetição) e 14:58 (repetição),com Francisco Ferreira, Inês Pereira e Sara Campos (Quercus). Fonte : http://www.rtp.pt/play/p354/e104725/1-minuto-pela-terra

Um bocadinho de História

As palavras cidadania , cidadãos e cidades possuem uma mesma origem semântica. A palavra “ cidadãos ” tanto representa os habitantes de uma cidade, quanto os indivíduos que possuem direitos civis, políticos e sociais . Para a pessoa ser cidadã e ter direito à cidadania e a viver plenamente sua vida, são necessários o s direitos civis . Todos os cidadãos têm o direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei – o conjunto desses direitos forma a sociedade civil . Os direitos políticos de um cidadão que tem pleno gozo de sua cidadania referem-se à participação no governo da sociedade através de manifestações políticas, discussões dos problemas do governo, organização de partidos, de votar e de ser votado. Para efetivar o pleno exercício do cidadão e do direito à cidadania, temos também os direitos sociais , que incluem o direito ao trabalho, ao salário, à saúde, à educação e à moradia. Todos os direitos dos cidadãos que formam a cidadania são baseados na justi...