Avançar para o conteúdo principal

Conferencia "Cidadania para a sustentabilidade"

A conferência sob o tema “Cidadania para a Sustentabilidade” resulta da fusão entre dois grandes e reputados eventos: a Conferencia anual do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP),   e a V Conferência da GLOCAL, Pensar Global, Agir Local, juntando ao debate as questões da Agenda 21 e Sustentabilidade Local.
Em Cascais protagonizar-se-á, assim,  um importante debate em que se unem duas importantes temáticas para os dias de hoje: a Cidadania e a Sustentabilidade. A cidadania como instrumento para os cidadãos participarem na construção de um mundo mais sustentável e a sustentabilidade como desígnio político que devolve aos cidadãos os seus direitos de participação numa sociedade que olha para os seus recursos de forma responsável.
Técnicos e decisores de autarquias; agências de desenvolvimento; profissionais nas áreas de ambiente e desenvolvimento local; cidadãos ativos; movimentos de transição, estudantes e investigadores; entre outros, estão convidados para se associarem à conferência que dá conhecer as melhores práticas em matéria de democracia participativa e sustentabilidade, e fazer parte de um relevante debate sobre o papel destas temáticas na nossa sociedade e nos desafios atuais.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Algumas contribuições para melhorar o ambiente de cada Cidadão

A rubrica “Um Minuto pela Terra” apresenta um conselho muito prático e simples sobre as inúmeras contribuições que cada cidadão e/ou cada família podem dar para melhorar o ambiente, predominantemente na área da conservação ... da energia e eficiência energética, mas também noutras áreas como a água, o ar, os resíduos, o ruído ou a conservação da natureza. às 6ªs feiras na Antena 1 às 06:58, 09:58 (repetição) e 14:58 (repetição),com Francisco Ferreira, Inês Pereira e Sara Campos (Quercus). Fonte : http://www.rtp.pt/play/p354/e104725/1-minuto-pela-terra

Um bocadinho de História

As palavras cidadania , cidadãos e cidades possuem uma mesma origem semântica. A palavra “ cidadãos ” tanto representa os habitantes de uma cidade, quanto os indivíduos que possuem direitos civis, políticos e sociais . Para a pessoa ser cidadã e ter direito à cidadania e a viver plenamente sua vida, são necessários o s direitos civis . Todos os cidadãos têm o direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei – o conjunto desses direitos forma a sociedade civil . Os direitos políticos de um cidadão que tem pleno gozo de sua cidadania referem-se à participação no governo da sociedade através de manifestações políticas, discussões dos problemas do governo, organização de partidos, de votar e de ser votado. Para efetivar o pleno exercício do cidadão e do direito à cidadania, temos também os direitos sociais , que incluem o direito ao trabalho, ao salário, à saúde, à educação e à moradia. Todos os direitos dos cidadãos que formam a cidadania são baseados na justi...