Avançar para o conteúdo principal

Semana Europeia de Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela APA (Agencia Portuguesa do Ambiente).
Em 2013, realiza-se de 16 a 22 de Setembro, o foco é a qualidade do ar, dando ênfase ao papel dos cidadãos nesta matéria, o mote é Ar limpo – Está nas tuas mãos!” e termina com o Dia sem Carros.
A qualidade do ar tem um impacte enorme na nossa saúde e no ambiente.
As cidades mais limpas são as cidades mais saudáveis. Um ar limpo contribui para uma vida mais longa, reduz os problemas de saúde, especialmente os respiratórios e cardiovasculares.
O ar saturado de poluentes, tais como material particulado e dióxido de azoto aumenta o risco de doenças pulmonares, incluindo a asma, a pneumonia e cancro do pulmão.
Os  objetivos da Semana são:
1.       Encorajar comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
2.       Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;
3.       Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade.
 
 
 
 
 

 

Mensagens populares deste blogue

Oil and gas in Portugal? No!

Não, não  consigo imaginar o que acontecerá depois do inicio da exploração de hidrocarbonetos na costa de Portugal... o que acontecerá à flora, à fauna  e ao meu coração português!
Fotografia tirada por mim em Aljezur

Não seja mero espectador

Envelhecimento da população pode pôr em causa as dádivas de sangue (Fonte: SIC notícias)


Do que está à espera? Não seja um mero espectador! Quem se vê numa situação de necessidade sabe a importância do que estou a falar. Não custa nada... é tão fácil!  Dirija-se ao serviço de sangue do hospital da sua zona de residência.

Fotografia tirada por mim no palco do Teatro Lethes em Faro


Mira

Olhe para além do horizonte...

o que para si é dado como garantido pode não ser para qualquer outro cidadão...

O valor de estar seguro?
De ter cuidados de saúde?
De ter a acesso à educação?
De ter liberdade para dizer o que pensa?

....olhe ... olhe bem...

participe, doe, faça...

seja ativo e não se conforme com a injustiça...

Sinta-se O cidadão isento, com visão genuína, transparente e transversal. Estabeleça prioridades, saiba perder...Seja  verdadeiramente feliz!

Fotografia tirada por mim em Aljezur