Avançar para o conteúdo principal

Ações de cidadania - Património Cultural

 
 
• Desde logo, ao passear no campo, esteja atento. Se encontrar uma anta, um menir ou outro monumento que julgue não estar referenciado, informe a DGPC (Direção-Geral do Património Cultural)  através do formulário online (www.igespar.pt).
• Contacte ainda este organismo se detetar situações de abandono ou degradação, para que proponha soluções aos respetivos proprietários.
• O património pode sofrer danos devido a obras não autorizadas. Se duvida de que os trabalhos junto a um monumento da sua região têm licença ou estão acompanhados por um arqueólogo, denuncie o caso.
• Outra forma de proteger o património é fazer um pedido de classificação. O imóvel ou sítio passa logo a ser monitorizado pela DGPC.
• Neste momento, estão em revisão muitos planos diretores municipais (PDM), que definem áreas urbanas, rústicas e agrícolas. São um importante instrumento para conhecer o território. Em regra, encontram-se nos portais na Net das câmaras. Não deixe de intervir na sua discussão. Pode participar nas reuniões ou entregar a sua opinião por escrito ou e-mail.
 
_deco/detalhe/cidadania_na_agenda.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Algumas contribuições para melhorar o ambiente de cada Cidadão

A rubrica “Um Minuto pela Terra” apresenta um conselho muito prático e simples sobre as inúmeras contribuições que cada cidadão e/ou cada família podem dar para melhorar o ambiente, predominantemente na área da conservação ... da energia e eficiência energética, mas também noutras áreas como a água, o ar, os resíduos, o ruído ou a conservação da natureza. às 6ªs feiras na Antena 1 às 06:58, 09:58 (repetição) e 14:58 (repetição),com Francisco Ferreira, Inês Pereira e Sara Campos (Quercus). Fonte : http://www.rtp.pt/play/p354/e104725/1-minuto-pela-terra

Brincar

Nunca é tempo perdido O tempo que brincamos Com os nossos filhos Nem tão pouco será tempo fácil Aquele que com saudades Recordaremos os momentos em que não o fizemos! POR Favor : Brinque Ria Oiça os seus filhos Seja maluco e faça tudo por eles...

Uma proposta - Carta Municipal dos direitos dos peões

1. Direito aos passeios 2. Direito à segurança 3. Direito à acessibilidade: 4. Direito à sociabilidade, a sossego, a usufruto do espaço público. 5. Direito a uma fiscalização eficaz, sobretudo casos em que haja obstrução das vias pedonais ou redução da visibilidade nas zonas de travessia e desrespeito pelos limites de velocidade. 6. Direito ao planeamento do estacionamento sem prejuízo das zonas pedonais. 7. Direito à formação de técnicos especializados em gestão viária urbana de forma a suprir as necessidades da cidade. 8. Direito à provedoria, à existência de um interlocutor específico. Fonte a visitar: http://www.aca-m.org/w/images/f/ff/Carta_municipal_de_direitos_dos_peoes.pdf