Avançar para o conteúdo principal

Contribuição de um leitor...

"Aqui vai a minha contribuição. Não sei se será um pouco longaJ Escolhi pois reparei que o blogue aborda também o conceito “Cidadãs pequeninas”. Ora como é de pequenino que….

Em  palestras  que costumo fazer em escolas, onde me pedem para falar sobre conceitos como voluntariado, cidadania e solidariedade costumo contar esta história":

«Um antropólogo que estudava os usos e costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira inofensiva às crianças. Encheu um pote com doces e guloseimas e colocou-o debaixo de uma árvore. Depois, chamou as crianças e combinou que quando desse o sinal, elas corriam para o pote e a que chegasse primeiro ficava com todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças posicionaram-se na linha de partida que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr em direcção à árvore onde estava o pote. Quando lá chegaram, distribuiram os doces entre si e começaram a comê-los.
O antropólogo foi ter com as crianças e perguntou porque razão tinham ido todos juntos quando, o primeiro a chegar, ficaria com tudo que havia no pote e, assim, comeria muito mais doces.
As crianças responderam: "Ubuntu, tio. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes?"


Ubuntu- Pode ter como definição a frase “ Eu sou porque nós somos”
“Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos”(Desmond Tutu)

Cidadão anónimo - faro

Mensagens populares deste blogue

Volta do Ano Europeu do Cidadão no Alentejo Central e Litoral

Open Day da Cidadania no Alentejo Central e Litoral

"Volta do Ano Europeu do Cidadão"


É já no dia 3 dezembro de 2013 na Universidade de Évora
 Veja mais em http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=36&ved=0CFUQFjAFOB4&url=http%3A%2F%2Fsiiue.uevora.pt%2Ffiles%2Fanexo_informacao%2F89550&ei=bpaSUqCTBoay7Aa5g4GQDg&usg=AFQjCNGXhoWhWFu3U20LmllNoeiO9Mramg&sig2=kNCS_2JSrmcQbVDiSiy29Q

A importância da multiplicação e divisão na Matemática

Não tanto devido à minha formação em gerontologia social, mas porque o trabalho destes colegas merece ser partilhado pelo mérito e excelência no papel que têm tido no quebrar de preconceitos e diminuição de tabus em relação aos mais velhos de nós, aqui vai foto editada por #portugueselily com muito muito orgulho! Parabéns pela extraordinária capacidade na inclusão de quem infelizmente,  pela sua natural  vulnerabilidade...é excluido.