Avançar para o conteúdo principal

Ano Europeu dos Cidadãos

2013 é o Ano Europeu dos Cidadãos!



Destaco um concurso relacionado com este tema. Trata-se de um concurso anual (que celebra agora o seu 60.º aniversário) designado Europaeischer-Wettbewerb.

Costumava ser um concurso verdadeiramente Europeu mas muitos países não têm estado representados nos últimos anos. Os organizadores alemães querem revitalizá-lo e modernizá-lo e nesta conformidade pediram conselhos ao Serviço Nacional de Apoio eTwinning alemão. Em resultado deste facto, em 2013 existirá uma secção especial eTwinning no concurso.
Por isso, se está envolvido num projeto ou interessado em iniciar um projeto sobre o tema ser cidadão, ou aspetos da cidadania, este concurso é para si.
Categorias/Temas
Existem 4 categorias a que se podem candidatar projetos eTwinning (envolvendo um máximo de 3 escolas):
Idade: 6 a 9 anos - Somehow different - somehow equal in Europe: produção de sequências vídeo, banda desenhada ou histórias fotográficas acerca de situações do dia-a-dia e de soluções para problemas;
Idade: 10 a 13 anos - Create a profile of a European neighbor: Produção conjunta de um poster ou de uma página Web, que inclua o perfil do “cidadão Europeu ideal”;
Idade: 14 a 16 anos - Our Political Party: Definir o conceito para um partido político;
Idade: 17 a 21anos - Europia - Europe today and tomorrow: Conceber uma utopia social ou uma cidade do futuro, que possibilite a cidadania ativa”.
Avaliação
Os mesmos critérios que são aplicáveis à obtenção do Selo de Qualidade
Prazo limite para a candidatura
Junho de 2013
Prémios
4.000 Euro para todos os vencedores
Recursos
Para o ajudar no projeto, o Serviço Nacional de Apoio alemão concebeu, para cada grupo etário, um kit de projeto especial contendo planos de atividades, que podem ser descarregados da internet. Poderá encontrar o kit aqui.
A versão inglesa do sítio Web do concurso está atualmente em construção. A versão alemã encontra-se em http://www.europaeischer-wettbewerb.de/etwinning/.

Mensagens populares deste blogue

A importância da multiplicação e divisão na Matemática

Não tanto devido à minha formação em gerontologia social, mas porque o trabalho destes colegas merece ser partilhado pelo mérito e excelência no papel que têm tido no quebrar de preconceitos e diminuição de tabus em relação aos mais velhos de nós, aqui vai foto editada por #portugueselily com muito muito orgulho! Parabéns pela extraordinária capacidade na inclusão de quem infelizmente,  pela sua natural  vulnerabilidade...é excluido.

Nascer Cidadão

Nascer Cidadão O projecto "Nascer Cidadão" permite registar os recém-nascidos imediatamente no próprio hospital ou maternidade logo após o nascimento perante funcionário do registo civil que para este efeito se desloca às unidades de saúde.

Sendo o nascimento declarado no hospital no posto de atendimento do nascer cidadão, não é necessária qualquer deslocação à conservatória do registo civil.

Para o registo de nascimento das crianças é necessário:
Escolher o nomeO nome é formado no máximo por dois nomes próprios e quatro apelidos.
- Os apelidos são os nomes de família.
- Sendo a criança estrangeira o seu nome será composto de acordo com a lei da sua nacionalidade. Escolher a naturalidadeFreguesia e concelho da maternidade, ouFreguesia e concelho da residência habitual da mãe.Apresentar os documentos de identificação dos pais sempre que possível.Após o registo de nascimento é entregue documento comprovativo do mesmo.O registo é gratuito. Fonte: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/ir…