Avançar para o conteúdo principal

Ano Europeu dos Cidadãos

2013 é o Ano Europeu dos Cidadãos!



Destaco um concurso relacionado com este tema. Trata-se de um concurso anual (que celebra agora o seu 60.º aniversário) designado Europaeischer-Wettbewerb.

Costumava ser um concurso verdadeiramente Europeu mas muitos países não têm estado representados nos últimos anos. Os organizadores alemães querem revitalizá-lo e modernizá-lo e nesta conformidade pediram conselhos ao Serviço Nacional de Apoio eTwinning alemão. Em resultado deste facto, em 2013 existirá uma secção especial eTwinning no concurso.
Por isso, se está envolvido num projeto ou interessado em iniciar um projeto sobre o tema ser cidadão, ou aspetos da cidadania, este concurso é para si.
Categorias/Temas
Existem 4 categorias a que se podem candidatar projetos eTwinning (envolvendo um máximo de 3 escolas):
Idade: 6 a 9 anos - Somehow different - somehow equal in Europe: produção de sequências vídeo, banda desenhada ou histórias fotográficas acerca de situações do dia-a-dia e de soluções para problemas;
Idade: 10 a 13 anos - Create a profile of a European neighbor: Produção conjunta de um poster ou de uma página Web, que inclua o perfil do “cidadão Europeu ideal”;
Idade: 14 a 16 anos - Our Political Party: Definir o conceito para um partido político;
Idade: 17 a 21anos - Europia - Europe today and tomorrow: Conceber uma utopia social ou uma cidade do futuro, que possibilite a cidadania ativa”.
Avaliação
Os mesmos critérios que são aplicáveis à obtenção do Selo de Qualidade
Prazo limite para a candidatura
Junho de 2013
Prémios
4.000 Euro para todos os vencedores
Recursos
Para o ajudar no projeto, o Serviço Nacional de Apoio alemão concebeu, para cada grupo etário, um kit de projeto especial contendo planos de atividades, que podem ser descarregados da internet. Poderá encontrar o kit aqui.
A versão inglesa do sítio Web do concurso está atualmente em construção. A versão alemã encontra-se em http://www.europaeischer-wettbewerb.de/etwinning/.

Mensagens populares deste blogue

Oil and gas in Portugal? No!

Não, não  consigo imaginar o que acontecerá depois do inicio da exploração de hidrocarbonetos na costa de Portugal... o que acontecerá à flora, à fauna  e ao meu coração português!
Fotografia tirada por mim em Aljezur

Não seja mero espectador

Envelhecimento da população pode pôr em causa as dádivas de sangue (Fonte: SIC notícias)


Do que está à espera? Não seja um mero espectador! Quem se vê numa situação de necessidade sabe a importância do que estou a falar. Não custa nada... é tão fácil!  Dirija-se ao serviço de sangue do hospital da sua zona de residência.

Fotografia tirada por mim no palco do Teatro Lethes em Faro


Mira

Olhe para além do horizonte...

o que para si é dado como garantido pode não ser para qualquer outro cidadão...

O valor de estar seguro?
De ter cuidados de saúde?
De ter a acesso à educação?
De ter liberdade para dizer o que pensa?

....olhe ... olhe bem...

participe, doe, faça...

seja ativo e não se conforme com a injustiça...

Sinta-se O cidadão isento, com visão genuína, transparente e transversal. Estabeleça prioridades, saiba perder...Seja  verdadeiramente feliz!

Fotografia tirada por mim em Aljezur