Avançar para o conteúdo principal

Mobilidade para todos os Cidadãos! Parabéns!



 
Três municípios portugueses foram, quarta-feira, dia 16, em Genebra, reconhecidos e integrados na Rede Mundial das Cidades Amigas das Pessoas Idosas da OMS

Maia, Póvoa de Lanhoso e Vila Nova de Foz Côa são, desde o dia 16 de janeiro, os três primeiros municípios a receber o Certificado de Município membro da Rede Mundial das Cidades e das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.
A entrega dos referidos certificados foi feita, pessoalmente, pelo Diretor do Ageing and Life Course Department da OMS, Mr. John Beard, que se congratulou com todo o trabalho, ações e projetos que, ao longo dos dois últimos anos, estas autarquias foram construindo e concretizando em prol dos mais velhos.

Póvoa de Lanhoso, Maia e Vila Nova de Foz Côa apresentaram as suas candidaturas no âmbito do projeto
Vencer o Tempo nas 7 Cidades, da Associação Vencer o Tempo.
Ao longo de cerca de dois anos, as três autarquias, com o apoio da Associação Vencer o Tempo, seguiram e trabalharam todos os requisitos constantes do Guia das Cidades Amigas dos Idosos.

Foram ouvidos os seniores de cada autarquia, promoveu-se a relação afetiva e efetiva entre jovens e mais velhos, através da ação "O meu amigo sénior", criaram-se infraestruturas e adaptaram-se outras para uma maior mobilidade de todos os cidadãos, mas, sobretudo, dos idosos.

Na reunião da passada 4ª feira, na sede da OMS em Genebra, estiveram presentes os presidentes das autarquias de Vila Nova de Foz Côa e de Póvoa de Lanhoso, Gustavo Duarte e Manuel Batista e a vereadora da Ação Social da Maia, Ana Vieira de Carvalho e ainda a representante da DGS, Maria João Quintela e o representante do Ministro da Saúde para o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, João Nunes Abreu e a presidente da direção da Associação Vencer o Tempo, Ivone dias Ferreira.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros fez-se representar por Graça Andresen Guimarães, Embaixadora da Missão Diplomática Portuguesa em Genebra e pelo Adido para a Saúde da referida Missão.
Fonte: Assoc. Vencer o Tempo
18 janeiro, 2013

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Algumas contribuições para melhorar o ambiente de cada Cidadão

A rubrica “Um Minuto pela Terra” apresenta um conselho muito prático e simples sobre as inúmeras contribuições que cada cidadão e/ou cada família podem dar para melhorar o ambiente, predominantemente na área da conservação ... da energia e eficiência energética, mas também noutras áreas como a água, o ar, os resíduos, o ruído ou a conservação da natureza. às 6ªs feiras na Antena 1 às 06:58, 09:58 (repetição) e 14:58 (repetição),com Francisco Ferreira, Inês Pereira e Sara Campos (Quercus). Fonte : http://www.rtp.pt/play/p354/e104725/1-minuto-pela-terra

Brincar

Nunca é tempo perdido O tempo que brincamos Com os nossos filhos Nem tão pouco será tempo fácil Aquele que com saudades Recordaremos os momentos em que não o fizemos! POR Favor : Brinque Ria Oiça os seus filhos Seja maluco e faça tudo por eles...

Uma proposta - Carta Municipal dos direitos dos peões

1. Direito aos passeios 2. Direito à segurança 3. Direito à acessibilidade: 4. Direito à sociabilidade, a sossego, a usufruto do espaço público. 5. Direito a uma fiscalização eficaz, sobretudo casos em que haja obstrução das vias pedonais ou redução da visibilidade nas zonas de travessia e desrespeito pelos limites de velocidade. 6. Direito ao planeamento do estacionamento sem prejuízo das zonas pedonais. 7. Direito à formação de técnicos especializados em gestão viária urbana de forma a suprir as necessidades da cidade. 8. Direito à provedoria, à existência de um interlocutor específico. Fonte a visitar: http://www.aca-m.org/w/images/f/ff/Carta_municipal_de_direitos_dos_peoes.pdf